29/02/2024 às 13h05min - Atualizada em 29/02/2024 às 13h05min
Professor de Escola Municipal é Exonerado Após Denúncias de Assédio Sexual em Pouso Alegre (MG)
Um professor da Escola Municipal Jandyra Toledo foi exonerado do cargo após denúncias de assédio sexual. A decisão ocorreu na última sexta-feira (23), mas só foi divulgada nesta quarta-feira (28) pela prefeitura local. O docente, que também ocupava o cargo de supervisor pedagógico, enfrentou um processo disciplinar instaurado em julho do ano passado.
Segundo a comissão processante responsável pela apuração, o professor teria praticado atos com conotação sexual, como abraços e beijos molhados, aproveitando-se de sua posição privilegiada na escola. O relatório da comissão destacou que tais comportamentos inadequados eram direcionados a alunas que eram confiadas a ele no cumprimento de suas atribuições, caracterizando uma conduta inaceitável com crianças.
O processo disciplinar teve início após denúncias feitas por alunos da escola. Uma psicóloga da rede municipal prestou depoimento, relatando que uma aluna chegou a expressar desconforto com os abraços por trás e beijos no rosto dados pelo professor, além de afirmar que ele já havia insistido em tê-la sentada em seu colo.
Outra aluna, ao depor, revelou que acreditava ser normal sentar no colo do professor, mas após uma palestra promovida pela escola sobre o tema no ano passado, percebeu que tais comportamentos não eram aceitáveis.
As denúncias ganharam destaque após a palestra, evidenciando a importância de abordar o assunto nas instituições educacionais. O professor foi demitido dos cargos, mas a decisão pode ser objeto de recurso. Em nota, a defesa do docente informou que ele se manifestará nos autos do processo.