Cinco dos sete detentos que escaparam do Presídio de Boa Esperança (MG) na noite de terça-feira (25) já foram recapturados, de acordo com informações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). O quinto fugitivo foi localizado na tarde desta quarta-feira (26) em Nepomuceno (MG). Mais cedo, outro preso foi recapturado em Lavras.
A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar se houve facilitação na fuga dos detentos, que cavaram um buraco na parede de uma das celas para escapar da unidade prisional. Imagens de câmeras de segurança mostram os detentos já na rua, tentando levar um carro com o motorista dentro. Após a tentativa frustrada, os homens tentaram roubar uma caminhonete.
Os detentos ainda foragidos são Bruno Pereira dos Santos e João Pedro Silva Pereira. Os cinco já recapturados são Júlio César Bento, Felipe Henrique Silva, Maycon Douglas Marques Neves, David Cesar Souza e Igor da Silva Miquelino. Este último já havia fugido do Presídio de Campos Gerais no início deste ano, sendo recapturado em 14 de janeiro, após sete dias foragido.
Conforme a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), os detentos recapturados passarão pelo pronto-socorro municipal para o exame de corpo de delito antes de serem retornados ao presídio.
O delegado Moacir de Oliveira Neto informou que uma investigação foi aberta para apurar se houve facilitação na fuga dos detentos. "A Polícia Civil vai investigar se houve alguma promoção ou facilitação desta fuga, para identificar possíveis envolvidos que contribuíram para a evasão dos presos. Todas as forças de segurança, inclusive a Guarda Municipal, atuaram na recaptura dos fugitivos, e agora diligências serão empreendidas para localizar e recapturar os restantes, com a colaboração da Polícia Civil, Militar e Penal", afirmou o delegado.
Conforme o delegado, três dos detentos foram recapturados enquanto tentavam deixar a cidade. O quarto detento foi preso em Lavras. "Eles já estavam no meio do mato, com diversas câmeras de segurança registrando a movimentação deles pela cidade. Esses que foram recapturados já estavam tentando fugir do local", explicou.
O delegado destacou que os presos envolvidos na fuga estão relacionados a diversos crimes, como furto, tentativa de homicídio, lesão corporal e estupro. "Qualquer preso que foge do sistema prisional representa um risco, especialmente nas primeiras horas de fuga, quando a adrenalina e o senso de urgência estão mais altos", concluiu.