20/11/2023 às 09h29min - Atualizada em 20/11/2023 às 09h29min
UFC: Amanda Ribas vence duelo brasileiro contra Luana Pinheiro
Evento realizado em Las Vegas teve Brendan Allen finalizando Paul Craig na luta principal da noite
O UFC realizado neste sábado, em Las Vegas, contou com sete brasileiros no card, e um duelo entre ex-companheiras de judo foi um dos destaques da noite. Amanda Ribas fez um lutão contra Luana Pinheiro e levou a melhor por nocaute técnico no terceiro round. Na luta principal do show, Brendan Allen dominou Paul Craig e venceu por finalização.
Amanda vence Luana de virada
Amanda Ribas e Luana Pinheiro chegaram a morar juntas enquanto treinavam na seleção brasileira de judo, no início da década passada, mas o reencontro delas no MMA não foi nada amistoso.
Elas fizeram um excelente combate, onde Luana começou melhor, conectando bons golpes desde os instantes iniciais, surpreendendo sua adversária, que teve seu rosto bem machucado. Amanda voltou melhor no segundo round, e equilibrou o duelo, todo em pé até então.
O último round foi o mais movimentado, e decisivo. Disposta a recuperar sua vantagem, Luana chegou a levar a luta para o solo, onde tentou aplicar um ground and pound. Amanda conseguiu se levantar e acelerou o ritmo na trocação. Ela acertou um chute em cheio no rosto da sua adversária e seguiu agressiva, aplicando um knockdown logo na sequência e definindo a disputa com um saraivada de golpes, até o árbitro interromper e decretar o nocaute técnico.
- Peso-palha, estou de volta! Tem que me respeitar! - comemorou Amanda.
Na luta principal da noite, Brendan Allen não tomou conhecimento do perigoso Paul Craig. O americano levou a melhor em pé e no chão, especialidade do seu adversário, e dominou todo o duelo, conseguindo a finalização com um mata-leão no terceiro round.
Cinco brasileiros no card preliminar
O card preliminar do evento contou com cinco brasileiros, e foi bem movimentado.
Rafael Macapá fez sua estreia na organização e teve uma atuação bem sólida contra Charles Johnson. Após vencer os dois primeiros rounds, ele administrou a vantagem na última etapa e levou a vitória por decisão unânime (triplo 29-28).
Logo em seguida, Nikolas Motta teve sua luta contra Trey Ogden encerrada de forma polêmica. O brasileiro vinha levando desvantagem no confronto, e estava em perigo no terceiro round, quando Ogden encaixou um bem ajustado katagatame. O árbitro do combate encerrou a disputa achando que Motta havia apagado na posição. Após checar o erro no vídeo, a decisão foi alterada e a luta foi declarada sem resultado (No Contest).
Lucas Alexander era o favorito contra Jeka Saragih, mas cometeu um erro técnico em uma levantada do solo, e seu adversário aproveitou, conectou um forte golpe e venceu por nocaute no início do primeiro round.
Estreando no evento, o peso-pesado Caio Machado fez uma luta dura contra Mick Parkin, mas acabou derrotado por decisão unânime (triplo 29-28).
E quem mais brilhou no card preliminar foi Joanderson Tubarão. Ele encarou Jonathan Pearce e fez uma luta bem movimentada. No segundo round, Tubarão encaixou um triângulo de mão justíssimo e não restou outra saída a Pearce que não fosse desistir do combate. O brasileiro confirmou sua boa fase no evento, conquistando sua quarta vitória seguida no show.