O
Governo de Minas, representado pela
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou da entrega de 30 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul). A cerimônia, nesta sexta-feira (26/4), foi realizada na sede do Cissul/Samu, em Varginha. Das 30 ambulâncias, dez são para ampliação das bases descentralizadas e 20 para renovação da frota.
No Sul de Minas, o Samu conta com mais de 50% de financiamento por parte do Governo de Minas para a sua operacionalização. Mensalmente, são repassados R$ 2.670.180,38 para o Cissul, que beneficia 2,6 milhões de pessoas em 154 cidades nas regionais de Varginha, Pouso Alegre, Alfenas e Passos.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, destacou a relevância dos investimentos no Samu. “O mais importante da entrega das ambulâncias e das novas bases descentralizadas é diminuir o tempo de resposta aos chamados. Garantindo que o paciente seja atendido na hora certa e levado para o lugar certo, o que é essencial na urgência e emergência”.
A ampliação do Samu no estado, tendo o Governo de Minas como o grande financiador dessa política, foi outro ponto ressaltado por Fábio Bachheretti. “Estamos chegando com o Samu aos 853 municípios mineiros. E não é só a frota terrestre que está sendo ampliada. Estamos ampliando também a frota aérea”.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav), com o
Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), deverá receber, em breve, três novos helicópteros, que atuarão salvando vidas.
Samu Sul de Minas O Samu 192 do Sul de Minas é considerado o maior consórcio público de saúde em número de municípios atendidos do Brasil. São 154 cidades, divididas em quatro regionais: Varginha, Pouso Alegre, Alfenas e Passos, totalizando uma população de mais de 2,6 milhões de habitantes. Sua sede administrativa e central de regulação ficam no município de Varginha.
Felipe Batista informou que a unidade treinou mais de 2 mil profissionais no último ano. Apenas neste início de 2024, já foram atendidas mais de 370 mil ligações, executados mais de 70 mil atendimentos nas ruas, quase 4 mil transferências e quase 300 atendimentos no aeromédico.
A presença de novas ambulâncias nos municípios foi destacada pelo secretário municipal de Saúde de Varginha, Adrian Nogueira Bueno. “Contemplar os municípios com novos veículos é essencial para prestar assistência com mais qualidade e agilidade para a população”, concluiu.
Luiz Paulo Riceputi Alcântara, superintendente da Regional de Saúde de Varginha, pontuou que “a Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) é uma das cinco redes prioritárias do Sistema Único de Saúde por garantir um bem maior, o direito à vida, por meio da garantia do acesso em tempo oportuno ao equipamento de saúde mais adequado à condição do cidadão”. Dessa forma, a renovação e ampliação da frota do Samu, relevante componente da RUE contribui para a garantia do acesso e melhoria da qualidade do serviço ofertado no Sul de Minas.
Das 30 novas Unidades de Suporte Básico (USB) entregues ao Cissul, dez serão destinadas a ampliação de bases descentralizadas, nos municípios de Alpinópolis, Camanducaia, Delfim Moreira, Heliodora, Itumirim, Monte Santo de Minas, Munhoz, Pedralva, Pouso Alto e São João da Mata.
Já as outras 20 unidades serão para renovação de frota em Aiuruoca, Andradas, Boa Esperança, Cabo Verde, Cambuí, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Lambari, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas e Três Pontas.
A entrega das 30 novas ambulâncias ocorreu com o apoio do Governo de Minas, em articulação com o Ministério da Saúde (MS) e os municípios consorciados.