Neste domingo (30), foi um dia histórico para a saúde no Sul de Minas, com a inauguração do primeiro pavimento do Hospital Oncológico Samuel Libânio. Este marco representa não apenas um avanço significativo no tratamento de pacientes oncológicos, mas também um momento emblemático na trajetória do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).
A história do Hospital Oncológico Samuel Libânio teve início oficialmente em 1º de janeiro de 2017, quando o então presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) e também prefeito municipal, Rafael Simões, decretou a área do antigo "Estádio da Lema" como de utilidade pública. Desde então, o projeto de construção do hospital especializado para pacientes oncológicos começou a se materializar.
Sob a liderança do Deputado Federal Rafael Simões, o projeto ganhou forma ao ser integrado ao complexo do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. A visão de transformar um espaço abandonado em uma instalação de ponta para tratamento oncológico solidifica-se com a inauguração da primeira fase da obra
O Hospital Oncológico Samuel Libânio não apenas aumentará a capacidade de atendimento a pacientes da região, mas também consolidará pouso Alegre como um polo de referência em tratamento oncológico no estado de Minas Gerais. A expectativa é de que a conclusão do projeto, com todas as suas fases, traga benefícios significativos não apenas para a saúde, mas também para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.
Com a primeira etapa agora operacional, o Hospital Oncológico Samuel Libânio representa um passo crucial no cuidado com a saúde e no avanço da medicina na região. A comunidade médica, pacientes e autoridades celebram este marco, antecipando os
Na sequência, autoridades religiosas ministraram a benção ecumênica sobre o Hospital Oncológico, sobre a vida das pessoas que trabalharam, e virão a trabalhar, e as pessoas que serão atendidas no local sagrado. Participaram do momento de bênção, o Bispo de Leopoldina, Dom Edson José Oriolo dos Santos; o Capelão do HCSL, Padre Celso Antônio Lelís Diogo; o Padre Jesus Andrade Guimarães, e o Pastor Michel Miranda Monteiro, presidente do Conselhos dos Pastores.
Em seguida, foi realizado o descerramento da placa de Inauguração do Hospital Oncológico Samuel Libânio, pelo deputado federal Rafael Simões; o senador Wanderlan Cardoso; o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; os deputados federais Rosângela Moro, Luiz Ovandro, Ismael Alexandrino e Dr. Frederico; deputados estaduais Dr. Paulo, Rodrigo Lopes e Betinho; o presidente interino da Fundação, Elísio Meirelles de Miranda; o vogal Dr. Leonardo Rezende; o reitor da Univás, José Dias da Silva Neto; o diretor técnico do HCSL, Saulo Gonçalves Lamas; o ex-deputado federal, Bilac Pinto e o ex-deputado estadual, Dalmo Ribeiro, entre outras autoridades presentes.
Na placa, destaque para os seguintes dizeres: “As mãos que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam”. (Santa Tereza de Calcutá).
O evento foi prestigiado por autoridades civis, políticas, militares, religiosas, funcionários do Hospital Samuel Libânio, representantes da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados e muitas pessoas que puderam vivenciar o momento histórico para a saúde do Sul de Minas. “Agradeço a todos que de alguma forma ajudaram na realização desse sonho, especialmente, todos os parlamentares, que abraçaram a causa da construção do Hospital, além do Deputado Federal Rafael Simões, o deputado estadual Dr. Paulo, e os senadores Rodrigo Pacheco e Antônio Anastasia”, disse o presidente interino da FUVS, Elísio Meirelles de Miranda.
Para expressar a gratidão aos envolvidos na construção, o Deputado Federal Rafael Simões, juntamente com o presidente interino da FUVS, Elísio Meirelles de Miranda (que também foi homenageado), entregou uma singela homenagem às pessoas que ajudaram e incentivaram na construção do Hospital Oncológico Samuel Libânio. Foram homenageados o médico e ex-diretor técnico do HCSL, Alexandre Ciappina Hueb; o Bispo de Leopoldina, Dom Edson Oriolo dos Santos; o professor Phytágoras de Alencar Olivotti; o empresário Fernando de Castro Marques; o empresário Geraldo Pereira de Alvarenga; o vogal da FUVS, Leonardo de Oliveira Rezende; a desembargadora Mariângela Meyer Pires Faleiro; o ex-deputado federal Olavo Bilac Pinto Neto; o deputado estadual Dr. Paulo para receber a homenagem; o representante do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Otávio Soares Pacheco, e a gerente administrativa da Fundação, Silvia Regina Pereira da Silva.
A emoção tomou conta do discurso do ex-diretor técnico, Dr. Alexandre Hueb, que enalteceu o trabalho do deputado federal Rafael Simões. “Se não fosse a atuação dele, nada disso seria possível. Como médico e cidadão de Pouso Alegre, tenho muito orgulho de ter participado da criação deste hospital oncológico e acredito que ele será motivo de orgulho para todos os pouso-alegrenses. Um marco para a saúde do nosso município e de todo Sul de Minas”, afirmou.