26/06/2024 às 14h18min - Atualizada em 26/06/2024 às 14h18min

Hospital Oncológico Samuel Libânio será inaugurado neste domingo em Pouso Alegre,MG

A primeira etapa do Hospital Oncológico Samuel Libânio será inaugurada neste domingo, dia 30 de junho, às 9h30. Para esse momento especial tão aguardado por toda a população de Pouso Alegre e o Sul de Minas é muito importante relembrar e entender como esse sonho surgiu e está se transformando em realidade.

Tudo começou quando o Deputado Federal, Rafael Simões, enquanto presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), olhando para o espaço vizinho e abandonado ao lado do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), visualizou a construção de um novo hospital dedicado a pacientes oncológicos.
 
A história oficial do Hospital Oncológico Samuel Libânio começou oficialmente no dia 1º de janeiro de 2017, quando o não mais presidente da FUVS e então prefeito municipal, Rafael Simões, assinou um decreto declarando de utilidade pública a área conhecida como antigo "Estádio da Lema”. A partir desse momento, o sonho, que agrega toda comunidade sul-mineira, deu seus primeiros passos para concretização.

Em outubro de 2018, a população acompanhou a missa campal celebrada em ação de graças pela desapropriação do terreno. No dia 30 de setembro de 2021 é lançada a pedra fundamental para a construção do prédio, evento realizado com presença de autoridades nacionais. 

Ainda em 2021, ano do centenário do Hospital Samuel Libânio, começou a construção da obra do novo Hospital Oncológico, que conta com cinco pavimentos e mais de 11 mil metros quadrados de construção. 

Desde o início do canteiro de obras, com a chegada das enormes vigas estruturais, os idealizadores e mentores da obra seguiram trabalhando firmes pelo Hospital Oncológico. 

Com o passar dos meses, a população vislumbrou o desenvolvimento da obra gigante, com a realização da alvenaria, do revestimento das paredes e instalação dos vidros. 

Internamente, a construção foi ganhando corpo com a execução das paredes em drywall, a instalação dos sistemas de gases e climatização, a pintura, a instalação do heliponto, dentre tantos outros serviços. 

A obra é orçada em R$ 60 milhões. Lembrando que na administração municipal, o então Prefeito Rafael Simões, destinou recursos municipais de 13 milhões e 700 mil reais, enquanto a Fundação já aplicou outros 14 milhões e 600 mil reais, consolidando assim o sonho do Hospital Oncológico, uma instituição de saúde com estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias para pacientes de toda a região.

Inaugurar a primeira etapa da obra é um marco para todo o Sul de Minas e mais um momento inesquecível na história do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, que há mais de um século tem como seu principal objetivo atender cada vez melhor a população da cidade e região. 
"Um sonho que se sonha só é apenas um sonho,  sonho que se sonha junto é realidade"

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://pousoalegreemfoco.com.br/.