O sul-mineiro de
São Lourenço (MG) Jonas Rafael Carvalho Xavier, de 25 anos, conseguiu uma passagem para Portugal e deixou Israel nesta quarta-feira (18). O
jovem estava no país há pouco mais de um mês e tentava, desde o início dos ataques do grupo Hamas, deixar Israel.
Natural de São Lourenço, Jonas deixou Tel Aviv, capital israelense. Ele tem como destino a cidade de Porto, em Portugal.
De acordo com a mãe dele, Aline Carvalho, Jonas havia comprado uma passagem para Portugal há 10 dias para visitar a irmã. Por conta dos conflitos, as principais companhias aéreas cancelaram os voos.
Ele, no entanto, conseguiu uma nova passagem e embarcou na tarde desta quarta para Portugal.
“Todo esse tempo ficamos tensos, preocupados. Ele lá, Israel são seis horas a mais do que no Brasil. Eu mandava mensagem, ele não respondia. Então, foram muitos dias de preocupação. Se Deus quiser, em breve ele estará lá”, disse Aline Carvalho, mãe do Jonas, à
EPTV, afiliada
TV Globo.
De acordo com a mãe de Jonas, a previsão é que ele chegue a Portugal ainda na noite desta quarta-feira.
Antes de conseguir deixar o país, nas redes sociais, o mineiro
contou como foram as primeiras horas após o ataque. Na oportunidade, ele conseguiu se abrigar em um prédio antibomba.
“A gente acordou sobre os ataques do grupo terrorista do Hamas. Seis horas da manhã, a família aqui da casa onde eu estou hospedado bateram aqui na minha porta. Foi uma loucura, gente. Eu acordei assustado, barulho de sirene tocando muito alto, várias sirenes”, compartilhou.
“É tudo muito tenso, tudo muito rápido, e ver essa situação toda, todo mundo assustado, isso acontecendo, nunca vivenciei, é a primeira vez que eu tô passando por isso. É de verdade, é uma loucura”.