31/01/2024 às 14h51min - Atualizada em 31/01/2024 às 14h51min

Ampliação e Reforma do Centro de Bem-Estar Animal de Pouso Alegre é Iniciada Após Morte do Pit Bull

A prefeitura de Pouso Alegre,anunciou oficialmente o início das obras de ampliação e reforma do Centro de Bem-Estar Animal do município. O projeto visa melhorar as condições do local, que recentemente ganhou destaque negativo após a morte de um pit bull devido à superlotação.
A licitação para as melhorias já foi assinada, e a empresa vencedora ofereceu o menor valor para a realização das obras, aproximadamente R$ 877 mil. A ordem de serviço está prevista para ser publicada ainda nesta semana, marcando o início iminente das intervenções no centro.
Entre as principais melhorias planejadas, destaca-se a criação de 36 novas baias, reformas na sala de cirurgia para garantir o cumprimento das normas sanitárias e a construção de um gatil separado. Tais iniciativas buscam proporcionar um ambiente mais adequado para os animais e melhorar as condições de trabalho da equipe do Centro de Bem-Estar Animal.
O motivo urgente para a reforma foi a morte do pit bull Aquiles, ocorrida no início de janeiro, que gerou comoção nas redes sociais. O Conselho Regional de Medicina Veterinária realizou uma visita ao local em 9 de janeiro e apontou deficiências na estrutura, além da falta da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Atualmente, o canil municipal, com capacidade original para 75 animais, está superlotado, abrigando 113 cães e 12 gatos. A situação tem preocupado organizações não governamentais (ONGs) e instituições de proteção animal, que destacam a falta de condições adequadas para o tratamento e alimentação dos animais.
A protetora animal Caroline Bazoli ressaltou a gravidade da situação, mencionando que muitas vezes as ONGs resgatam animais e, devido à falta de espaço e condições adequadas, não conseguem garantir um tratamento eficaz. A superlotação resulta em animais magros e desesperados por comida, evidenciando a necessidade urgente das melhorias propostas pelo projeto de ampliação e reforma.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://pousoalegreemfoco.com.br/.