19/09/2024 às 15h25min - Atualizada em 19/09/2024 às 15h25min

Itajubá "ganha" duas novas atrações turísticas: helicóptero e locomotiva maria fumaça

Conhecida nacionalmente por ter uma Universidade Federal e ser sede das fábricas da Helibras (helicópteros) e a IMBEL (armas de fogo), Itajubá conta agora com duas novas atrações turísticas. Expostos em praça pública, a cidade conta agora com uma Locomotiva Maria Fumaça e um Helicóptero expostos em praça pública.

Primeiro Super Puma da Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil (MB) doou a fuselagem de um antigo helicóptero UH-14 Super Puma para a Prefeitura de Itajubá (MG). A aeronave está exposta como monumento em uma praça da cidade mineira que tem o título oficial de “Capital Nacional da Produção de Helicópteros”.

Entre 1987 e 2017, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ), operou oito helicópteros um Aerospatiale (atual Airbus Helicopters) AS332 Super Puma, que receberam a designação militar UH-14) e as matrículas de N-7070 à N-7077.
Os UH-14 Super Puma começaram a ser substituídos em 2012 por modernos Airbus EC725 Super Cougar (UH-15), montados pela Helibras (parte da Airbus Helicopters), tradicional empresa brasileira fabricante de helicópteros, cuja sede fica no município de Itajubá desde 1980.

O UH-14 destinado para Itajubá foi o N-7070, o primeiro deste modelo recebido pela Marinha do Brasil em 15 de abril de 1987. A aeronave foi transferida em doação para a prefeitura municipal, que custeou o transporte rodoviário desde São Pedro da Aldeia (RJ), distante aproximadamente 440 km.

O UH-14 N-7070 foi instalado na Praça Dr. Pereira dos Santos, mais conhecida como “Praça do Soldado”, onde permanecerá em exposição para que os visitantes conheçam um dos helicópteros que fez parte da história da Aviação Naval brasileira e do próprio município de Itajubá.

Em 1980, foi inaugurada, na cidade de Itajubá, a Helibras, empresa brasileira que produz helicópteros para uso civil e militar e que é a primeira e única fábrica de helicópteros da América Latina.
A cidade também é sede da Universidade Federal de Itajubá, que oferece o curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica, que contribui na formação de profissionais aptos para atuarem nos diversos setores da indústria aeronáutica. Em 1980, foi inaugurada, na cidade de Itajubá, a Helibras, empresa brasileira que produz helicópteros para uso civil e militar, que foi, aos poucos, atendendo ao mercado geral. A empresa sempre esteve diretamente ligada à importância do desenvolvimento do município e foi protagonista em momentos estratégicos da aviação brasileira. A Helibras participa de programas estratégicos de ampliação da infraestrutura de aviação militar e das polícias civil e militar em praticamente todos os estados da federação.

Locomotiva Maria Fumaça 
Próximo a antiga Estação Ferroviária de Itajubá e hoje Museu Wenceslau Braz foi instalada uma Locomotiva Maria Fumaça. Na verdade trata-se de uma réplica realista de conjunto locomotiva a vapor movida a água ee lenha, tipo modelo americano da década de 20.
Historicamente, a inauguração oficial da ferrovia em Itajubá ocorreu em 25 de setembro de 1891, mas no dia 06 do mesmo mês e ano já tinha chegado a Itajubá a primeira locomotiva. No final do século XIX existia em Itajubá uma Estação (provisória) Ferroviária que era num galpão de madeira existente próxima a Praça Pereira dos Santos e ela foi inaugurada em 22 de janeiro de 1893. Já atual estação e museu foi inaugurada em 5 de setembro de 1930 na Praça José Brás (Praça da Rodoviária).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://pousoalegreemfoco.com.br/.