19/09/2024 às 08h03min - Atualizada em 19/09/2024 às 08h03min

Ouriço é flagrado "desorientado" no bairro João Paulo II em Pouso Alegre, MG

Mais um registro de um ouriço-cacheiro nas proximidades do bairro João Paulo II em Pouso Alegre. 
O animal aparentava estar desorientado. Nossa reportagem consultou a Polícia Militar Ambiental que confirmou a identificação do animal e que ele provavelmente estava fugindo de alguma das inúmeras queimadas registradas em matas da região. Com as queimadas os animais silvestres costumam buscar refúgio em áreas urbanas. Os animais expostos à fumaça das queimadas sofrem com problemas respiratórios, asfixia, desidratação e desorientação além da perda do habitat. O fogo queima tudo, incluindo alimentos, tocas, ninhos e demais abrigos, deixando os animais desprotegidos e sem recurso alimentar.

Importante ressaltar que o ouriço-cacheiro não ataca, a não ser que se sinta acuado e reaja por instinto para se defender. Quando se sente ameaçado, o ouriço-cacheiro emite um som, "infla" e os seus espinhos arrepiam-se, fazendo-o parecer maior do que realmente é. As pessoas podem pensar que o ouriço-cacheiro vai lançar os seus espinhos e, por isso, consideram-no perigoso e matam-no. Na realidade, se uma pessoa ou outro animal tocar nos espinhos, estes soltam-se e podem causar ferimentos.

Video: Mauro Rogerio de Almeida

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://pousoalegreemfoco.com.br/.