02/04/2024 às 19h14min - Atualizada em 02/04/2024 às 19h14min

Operação Mar de Minas III: Forças de Segurança Reforçam Combate à Criminalidade em Minas Gerais

Foram 52 dias de ações integradas, que resultaram na prisão em flagrante de 638 pessoas

A terceira edição da Operação Mar de Minas foi concluída após 52 dias de atividades em terra, ar e água, contando com um efetivo de 595 policiais, 217 viaturas, 11 embarcações, uma moto aquática e uma aeronave. A operação, coordenada pela Superintendência de Integração e Planejamento Operacional da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), teve como objetivo principal estabelecer um cinturão de segurança em áreas circundadas por três Regiões Integradas de Segurança Pública e combater a criminalidade na região do Lago de Furnas, com destaque para as cidades de Lavras e Divinópolis.
As ações na água receberam atenção especial, com 731 embarcações fiscalizadas, resultando em 75 notificações e 13 apreensões. Além disso, foram encontrados 19 condutores de embarcações inabilitados e foram feitas notificações a 11 balsas de travessia, um bar e um posto flutuantes. As fiscalizações também se estenderam à aviação civil, com 18 locais e seis aeronautas fiscalizados, e cinco aeronaves checadas.
Em terra firme, foram fiscalizados 964 veículos, resultando na apreensão de dez e na retirada de circulação de oito, além de dois condutores flagrados sem habilitação. Mais de 60 quilos de drogas foram apreendidos, juntamente com drogas sintéticas e loló. A operação resultou na prisão ou condução de 683 adultos e na apreensão de 45 adolescentes, além da apreensão de 218 celulares.
Ao todo, foram retiradas de circulação 51 armas de fogo, 38 armas brancas e dez simulacros. A operação também incluiu atividades fiscalizatórias nas áreas tributária, agropecuária e ambiental, resultando na fiscalização de mais de 125 mil animais, na apreensão de 784 quilos de produtos de origem animal e na retirada de circulação de cerca de R$1,5 milhão em produtos irregulares. As equipes especializadas do Corpo de Bombeiros Militar realizaram 30 ações de gestão de risco e desastre, enquanto foram realizadas 50 fiscalizações ambientais e suspensas cinco atividades.
A terceira edição da Operação Mar de Minas teve início em 9 de fevereiro e foi encerrada em 31 de março, com ações em Capitólio. Na última semana, denominada semana D, houve a compilação de dados e reforço das atividades preventivas, repressivas e fiscalizatórias. Participaram da operação diversas instituições, incluindo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marinha do Brasil, Polícia Federal, Receita Federal do Brasil, Instituto Mineiro de Agropecuária e Agência Nacional de Aviação Civil.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://pousoalegreemfoco.com.br/.