A Expresso Gardenia enfrenta mais um obstáculo em sua operação de transporte intermunicipal no Sul de Minas. Na última semana, dez ônibus da frota foram retirados de circulação após nova fiscalização realizada na garagem da empresa, em Belo Horizonte. A medida, desdobramento da Operação Ponto Final, foi conduzida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
A operação teve início na quinta-feira (16) e se estendeu até sexta-feira (17), com a inspeção de vinte veículos. Os ônibus foram verificados quanto à resolução dos problemas apontados em fiscalizações anteriores e à conformidade de outros veículos ainda não inspecionados. A ação resultou na retirada de circulação de dez veículos devido a inconformidades em itens de manutenção e segurança.
Entre as irregularidades detectadas, dois veículos já estavam desativados no Sistema de Gestão do Transporte Intermunicipal (SGTI), três não possuíam registro no sistema e, portanto, operavam sem autorização, e três já haviam sido retirados de operação em ações anteriores, permanecendo na mesma situação irregular.
Para que possam voltar a operar, todos os ônibus retirados de circulação precisarão passar por nova vistoria do DER-MG. "Esta nova etapa da Operação Ponto Final vai complementar os autos do procedimento administrativo, que está em curso, para apurar se a empresa tem condições de continuar operando", afirmou Eriênio de Souza, diretor de Regulação dos Contratos de Transporte Coletivo da Seinfra.
Apesar dos desafios, a Expresso Gardenia informou que apresentará nesta segunda-feira (20) uma proposta ao governo para a retomada de parte das linhas intermunicipais interrompidas após a primeira fiscalização em abril. Segundo o advogado da empresa, o documento trará soluções para os problemas identificados, visando a reativação de alguns trechos ainda operados de forma reduzida.
A paralisação dos serviços tem gerado transtornos significativos para os usuários, especialmente para aqueles que dependem do vale-transporte oferecido pela Gardenia. As empresas que assumiram alguns trechos ainda estão se adaptando para fornecer o serviço de vale-transporte. A Viação Cambuí, por exemplo, orienta os usuários a enviar um e-mail para
[email protected] para trocar os vouchers da Gardenia. A expectativa é que a transferência seja efetivada ainda nesta semana.
Enquanto a Expresso Gardenia trabalha para regularizar sua operação e retomar as linhas, os usuários continuam aguardando soluções para garantir a continuidade do transporte intermunicipal na região.