27/05/2024 às 18h43min - Atualizada em 27/05/2024 às 18h43min

Letícia Nannetti aposta nas tradições culturais e artesanais mineiras para levar afetividade à lavanderia da CASACOR São Paulo 2024

Em tempos passados, a lavanderia de uma casa carregava um simbolismo muito maior quando comparada à sua versão contemporânea. Muitos de nós carregam memórias afetivas do espaço onde mães e avós realizam as atividades de cuidado com as roupas enquanto estabeleciam a convivência entre si. Conversas e histórias as conduziam por horas em um ambiente mais amplo, composto por materiais mais rústicos e próximos a elementos da natureza.
 
Foram justamente essas reminiscências que a arquiteta Leticia Nannetti ressurgiu para marcar a sua segunda participação na CASACOR São Paulo. Mineira de Machado, cidade situada no Sul de Minas, ela assina o ‘EnCantos’, ambiente que apresenta a lavanderia muito além do seu propósito prático. Alinhada com a temática exaltada na 37ª edição da mostra, ‘De presente, o agora’, a profissional mergulhou em referências que homenageiam suas raízes e a rica diversidade cultural do seu estado. “Nas minhas reflexões, compreendi que o futuro se fundamenta no passado. Assim, trilhei um caminho muito prazeroso de trazer as minhas origens para o espaço”, analisa.
 
Como um celeiro, Letícia destaca a riqueza visual e sensorial dos elementos tradicionais que se fazem presente desde a arquitetura até os elementos que eternizam habilidades dos artesanatos locais como bordados, tecelagem, cerâmica e cestarias. Com 35 m², o espaço foi meticulosamente concebido para evocar uma atmosfera de acolhimento dentro de uma fusão entre o tradicional e o contemporâneo, representado pelo design da marcenaria e a tecnologia dos eletrodomésticos que se integram de forma discreta. “Como resultado, o visitante perceberá o elo sutil que envolve o efusivo encanto do passado com a praticidade do presente”, avalia a arquiteta.
EnCantos evoca a naturalidade de materiais como o piso com as diferentes tonalidades que remetem ao tijolo, e o revestimento da parede que destaca a estética rústica do barro. Essas alusões ao tradicional dialogam com a marcenaria minuciosamente planejada que delineia toda a lavanderia em suas diferentes atividades e evoca a organização dos itens dentro do olhar criterioso de Leticia. “Junto com as roupas, produtos e acessórios, o ambiente também é um espaço que recebe outros prazeres do morador, como os momentos de jardinagem”, exemplifica ao mencionar as ferramentas dispostas nos penduradores. A iluminação de LED adicionou o charme das luzes que auxiliam no trabalho, como valorizam os objetos decorativos.
Com seu desejo de trazer aos visitantes alguns dos saberes e ofícios que se perderam ao longo do tempo e que se mantém em suas lembranças, Letícia se propôs a criar um ambiente que capturasse a história de sua vida emaranhada com a mineiridade. EnCantos é resultado de uma imersiva curadoria que realizou ao visitar cidades como a icônica Tiradentes, que anualmente reúne visitantes para sua Semana Criativa, Barbacena e a Serra da Ibitipoca, onde as bordadeiras passam suas habilidades de geração em geração. “Essa etapa me emocionou muito, pois esse processo me proporcionou conhecer pessoas incríveisA arte, fruto do trabalho de cada artesão, expressa traços únicos do ser humano e esse conhecimento me agregou ensinamentos de uma forma muito especial”, recorda-se Leticia.
 
De acordo com a arquiteta, a lavanderia destaca os significados do vestuário que, por meio do lavar e passar, tanto supre as necessidades básicas do ser humano, como enfatiza, por meio da imagem, a identidade que cada pessoa deseja expressar nas mais diferentes ocasiões.
Para Leticia, em uma casa a lavanderia também é um ambiente de descompressão, refúgio e conexão, tal qual em tempos atrás. Para muitos, essa ode à nostalgia também caminha com a ideia do quintal representado pelas espécies de cultivadas nos grandes vasos cerâmicos. E por que não torná-la também uma sala de estar? Para incentivar a permanência e o bem-estar enquanto as roupas estão na máquina de lavar, o traço tão típico do mineiro, que é o de receber, se faz presente com o sofá acompanhado pela delicadeza das almofadas ornamentadas com os fuxicos, técnica de alinhavo de tecidos que se finaliza no formato de uma flor.
Para Leticia, seu ambiente celebra suas raízes e as tradições mineiras, enquanto abraça a inovação e a contemporaneidade no carinho que dedicamos a nós e ao próximo. “Todo esse paralelo que traçamos em nosso EnCantos simboliza a importância da vivência do passado para a construção do hoje. Aquilo que importa e que toca a nossa alma deve sempre estar junto a nós. O resgate desses sentimentos é um dos movimentos mais belo que a arquitetura atual tem despertado em nós, profissionais, e nas pessoas que buscam estreitar e imprimir seus laços dentro dos espaços onde moram”, finaliza Leticia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://pousoalegreemfoco.com.br/.