30/05/2024 às 14h10min - Atualizada em 30/05/2024 às 14h10min
Pouso Alegre lança Orquestra Experimental para transformar a cultura local
Clique na Foto para Ampliar A Prefeitura de Pouso Alegre anuncia com grande entusiasmo a criação da Orquestra Experimental de Pouso Alegre, um projeto que promete transformar a cultura local e que é aguardado com expectativa pelos amantes das artes na região.
A Orquestra Experimental de Pouso Alegre nasce com o objetivo de ser um agente de transformação social através da arte e da música. Formada pelo Centro de Ensino Integral Artístico Municipal (CEIAM), da Secretaria Municipal de Educação, e do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira (JKO), a Orquestra recebe o título de "Experimental" para garantir uma maior diversidade de instrumentos e repertório.
Pouso Alegre é reconhecida como um celeiro de músicos talentosos, porém, muitos não atuam na cidade devido à falta de oportunidades. O projeto visa resgatar a identidade cultural do município, explorando a veia artística que é uma característica marcante da cidade.
“Inspirada em iniciativas de sucesso como o Instituto Baccarelli em São Paulo, a Orquestra Experimental de Pouso Alegre aspira alcançar resultados semelhantes em termos de impacto social e cultural. O projeto da cidade sul mineira atenderá 600 crianças e jovens da rede municipal e do Conservatório Estadual JKO, estruturado em três níveis distintos: para crianças iniciantes, jovens estudantes de música e músicos profissionais que atuem como professores na rede municipal ou no Conservatório Estadual JKO”, destaca a Superintendente de Cultura, Regina Franco.
Entre os objetivos principais da orquestra estão promover a aproximação dos alunos da rede municipal com a arte, desenvolver autonomia, crítica e trabalho coletivo, além de consolidar Pouso Alegre como uma cidade cultural e turística.
O projeto já iniciou parcialmente através do Centro Integrado da Secretaria Municipal de Educação. Com o lançamento oficial, empresas poderão se tornar patrocinadoras, auxiliando nos custos de ensaios, montagem e manutenção do repertório, transporte dos alunos, confecção de uniformes, lanches, cachês, entre outros.
"A arte é uma linguagem que possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva e a sociabilidade. Esse projeto é uma oportunidade ímpar para criarmos um currículo pessoal para cada novo aluno e ampliarmos a bagagem cultural daqueles que já estão atuantes. O município tem ampliado o investimento na cultura, neste ano serão cerca de R$1 milhão, mas a parceria público e privada é fundamental", destaca o prefeito Coronel Dimas.
Ao se tornarem parceiras do projeto, as empresas desfrutarão de benefícios como a associação da marca a iniciativas de inclusão e transformação social, incentivo à formação musical e profissional de jovens, fortalecimento do relacionamento com clientes e colaboradores, além da possibilidade de isenção fiscal conforme a Lei de Incentivo à Cultura, que garante a isenção de 100% do valor investido. Para empresas que pagam ICMS em Minas Gerais, o projeto também pretende inscrever-se na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, proporcionando isenção de parte do valor investido.
“A Orquestra Experimental de Pouso Alegre representa mais que um projeto cultural; é uma promessa de transformação e um convite para toda a comunidade se envolver e celebrar a música e a arte como ferramentas poderosas de mudança social”, pontua a Secretária de Educação, Suelene Marcondes.