18/06/2024 às 07h47min - Atualizada em 18/06/2024 às 07h47min
Expansão do 5G no Sul de Minas: Mais Sete Cidades Podem Receber o Sinal
As operadoras de telefonia poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz em mais sete cidades do Sul de Minas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (17) pelo Ministério das Comunicações, que publicou uma lista com 168 municípios em todo o país onde as operadoras poderão solicitar a ativação do serviço foi divulgada nesta segunda-feira (17) pelo Ministério das Comunicações.
Situação Atual do 5G no Sul
Atualmente, apenas 11 cidades do Sul de Minas contam com o sinal de 5G em operação. Outras duas cidades estão aguardando autorização para ativação do serviço. Até maio deste ano, dos 5.570 municípios brasileiros, 763 possuíam antenas compatíveis com a tecnologia 5G, de acordo com a Anatel. No Sul de Minas, há 43 antenas compatíveis em 13 cidades.
Confira as cidades onde as operadoras poderão pedir autorização:
- Alfenas
- Boa Esperança
- Jacutinga
- Machado
- Monte Sião
- Nepomuceno
- São Sebastião da Bela Vista
Confira as cidades do Sul de Minas que já possuem o sinal disponível:
- Camanducaia - 2 antenas em operação
- Extrema - 2 antenas em operação
- Ibiraci - 1 antena em operação
- Itajubá - 2 antenas em operação
- Monte Sião - 1 antena em operação
- Passos - 6 antenas em operação
- Poços de Caldas - 4 antenas em operação
- Pouso Alegre - 8 antenas em operação
- Santa Rita do Sapucaí - 2 antenas em operação
- São Lourenço - 4 antenas em operação
- Varginha - 9 antenas em operação
Cidades aguardando liberação do sinal:
- Jacutinga - 1 antena
- São Sebastião da Bela Vista - 1 antena
Desafios e Perspectivas
Para operar o 5G, as empresas precisam obter licenças municipais e federais. O licenciamento federal, realizado após o município, é apontado como um ingresso pela Conexis, entidade que representa as principais operadoras de telecomunicações.
A expansão contínua no Sul de Minas reflete um esforço para ampliar a cobertura e levar a nova tecnologia a mais regiões, proporcionando melhores serviços de conectividade para a população local. A ampliação do 5G é um passo importante para o desenvolvimento tecnológico e econômico da região, oferecendo potencial para inovação em diversos setores, desde a indústria até serviços públicos, melhorando a qualidade