20/06/2024 às 12h33min - Atualizada em 20/06/2024 às 12h33min
Pouso Alegre Celebra Homologação do Aeroporto para Operações Noturnas
A Prefeitura de Pouso Alegre anuncia com grande satisfação a homologação do Aeroporto de Pouso Alegre para funcionamento noturno da pista de pouso e descolagem pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A partir da noite desta quinta-feira (20), o aeroporto estará oficialmente liberado para receber operações noturnas, marcando um momento histórico para a cidade e região.
Essa importante conquista foi viabilizada por um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, destinado à reforma predial e melhorias da infraestrutura de todo o equipamento, que possui mais de 40 anos de construção e necessitava de melhorias e adaptações. As obras incluíram a instalação de iluminação na pista, agora homologada, e outras modernizações que foram reinauguradas no dia 4 de outubro de 2023.
“Atualmente, o aeroporto de Pouso Alegre é utilizado para operações com aeronaves particulares, governamentais, empresariais e de emergência. O funcionamento regular do aeroporto é indispensável para questões de alta importância, como saúde e segurança pública. É comum a utilização do aeródromo para o transporte de órgãos vitais para transplantes, transferência de pacientes, operações de segurança pública e por empresários que levam emprego para centenas de famílias e movimentam a economia da nossa cidade”, explica o Prefeito Coronel Dimas.
A liberação para operações noturnas é um marco fundamental para Pouso Alegre, refletindo diretamente na melhoria dos serviços de saúde e segurança, além de impulsionar a economia local. A possibilidade de realizar voos noturnos proporciona maior flexibilidade e eficiência nas operações de emergência e empresariais.
Além disso, estão em andamento processos licitatórios para a concessão de espaços destinados à construção de hangares e à reativação do parque de abastecimento de aeronaves. Essas iniciativas certamente aumentarão ainda mais a operacionalidade do aeroporto, tornando-o um ponto estratégico para o desenvolvimento econômico e logístico da região.