28/06/2024 às 08h18min - Atualizada em 28/06/2024 às 08h18min

Hospital das Clínicas Samuel Libânio Eleva Padrões com Serviço de Hemodinâmica de Ponta no Sul de Minas

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, que está sempre em destaque na área de saúde por realizar procedimentos inéditos e de grande complexidade no Sul de Minas, é mais um diferencial de qualidade no atendimento e tratamento oferecido pelo HCSL.
A equipe do Serviço de Hemodinâmica conta com três médicos preceptores, dois médicos residentes, além de uma enfermeira chefe, quatro técnicas de enfermagem, duas secretárias e um auxiliar de limpeza. “Eles são fundamentais para o funcionamento desse serviço, que é muito importante para a comunidade e faz muita diferença para salvar muitas vidas”, afirma Dr. Alan.
 
O médico cardiologista intervencionista do HCSL, Alan Nascimento Paiva, entende que a importância do setor é enorme pois trata e soluciona problemas advindos das doenças cardiovasculares, que são as que mais matam no mundo. “A atuação da Hemodinâmica é muito forte nessas doenças, principalmente, no infarto agudo do miocárdio. Já tem muitos anos que atuamos no tratamento chamado de angioplastia primária. Então, quando a pessoa tem um infarto, vem direto para o Serviço de Hemodinâmica para desobstrução da artéria”, ressalta Dr. Alan.
 
Dr. Alan ensina que a desobstrução pode ser realizada com medicamentos ou por meio da angioplastia, com implantes de stents. “Sabemos que a angioplastia é muito superior ao tratamento só com remédio no que diz respeito à desobstrução do vaso. Então, salvamos muitas vidas aqui, lembrando que o Hospital Samuel Libânio é um dos primeiros hospitais da região a realizar esse atendimento diferenciado no tratamento do infarto agudo”, destaca.
 
Além disso, o Serviço de Hemodinâmica do HCSL faz os procedimentos eletivos, os cateterismos nos casos de angina, nas doenças menos graves, e outros procedimentos mais complexos, com implantes de stents e válvulas nos pacientes. “Antes dos implantes de válvulas, realizávamos o tratamento de cardiopatias congênitas, o fechamento de orifícios, com cirurgia. Agora conseguimos fazer esse tratamento com cateter, um procedimento muito menos invasivo”, explica o médico cardiologista sobre a excelência do tratamento no HCSL.
 
Os profissionais do Serviço de Hemodinâmica se destacam por realizar procedimentos complexos de litotripsia endovascular, usando uma tecnologia muito recente e moderna, procedimentos de fechamento transcutâneo de orifício patológico, sem contar os implantes transcateter de válvula aórtica (Tavi).
 
O HCSL consegue resolver praticamente mais de 99% dos problemas cardiológicos dos pacientes de Pouso Alegre da região. “Nosso hospital mostra que está preparado e equipado para atuar e resolver integralmente as patologias cardíacas, desde as mais simples até as mais complexas. Os serviços de anestesia, ecocardiografia, enfermagem altamente qualificados que auxiliaram esses procedimentos, são apenas alguns exemplos de competência de profissionais que atuam na instituição.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://pousoalegreemfoco.com.br/.