19/07/2024 às 09h15min - Atualizada em 19/07/2024 às 09h15min

Cirurgia complexa de transplante ósseo é realizada no Hospital das Clínicas Samuel Libânio em Pouso Alegre, MG

Uma cirurgia de transplante ósseo foi realizada na última quinta-feira, dia 11 de julho, no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), mostrando que a instituição está a cada dia mais equipada e preparada para procedimentos mais complexos. “Fizemos a ressecção de um tumor que acometia o rádio distal (segmento do osso que mais fica próximo à mão) do paciente e colocamos um novo que veio de um banco de ossos do Rio de Janeiro”, conta o médico do HCSL, Eugênio César Mendes, especializado em ortopedia oncológica.

A cirurgia complexa foi realizada pela equipe da Ortopedia Oncológica, composta pelo cirurgião ortopédico, auxiliar ou residente da Ortopedia, instrumentador, além da equipe do Centro Cirúrgico, um anestesista, o residente do Anestesia, o circulante de sala, sem contar todos os profissionais que dão todo suporte e apoio para o procedimento cirúrgico no HCSL.

Destaque também para Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) que ficou responsável pela busca do osso necessário para o procedimento vindo do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) no Rio de Janeiro. Tudo foi feito em tempo hábil para a cirurgia, que alcançou muito sucesso.

Toda a cirurgia oncológica é dividida em tumores malignos e benignos. “Neste caso, foi feita uma cirurgia para um tumor benigno agressivo com a destruição quase completa do rádio distal do paciente. A cirurgia usou a técnica de ressecção com margem ampla, tirando todo o osso com um envelope de tecido sadio e fazendo a reconstrução depois com o osso vindo do banco de ossos e os próprios tecidos da paciente, fazendo toda a reintegração”, explica Dr. Eugênio.

Cada vez mais o Hospital mostra que está preparado para realização de cirurgias complexas. “Nós já somos uma referência da área de oncologia há muitos anos na região com qualidade de atendimento e uso de técnicas cirúrgicas de ponta. Agora, com a abertura do Hospital Oncológico acredito que vá aumentar ainda mais a complexidade dos casos e estaremos preparados para oferecer o melhor atendimento de saúde com muito mais estrutura e conforto. Temos uma equipe médica de excelência com profissionais em constante aperfeiçoamento. Para as pessoas terem uma ideia no mesmo dia desta cirurgia, foi feito no HCSL outro procedimento cirúrgico complexo com a presença de uma equipe multidisciplinar e a atuação de quatro cirurgiões de quatro áreas diferentes, além do auxílio de um patologista. Isso mostra o quanto estamos preparados para cirurgias complexas no Hospital das Clínicas Samuel Libânio”, afirma Dr. Eugênio.

Saiba mais
O câncer ósseo é uma doença bimodal que acomete crianças e adultos. Os principais tipos são o osteossarcoma, tumor de Ewing, condrossarcoma, sarcoma pleomórfico indiferenciado de alto grau, fibrossarcoma, tumor ósseo de células gigantes e cordoma. “O tumor maligno mais comum é o osteossarcoma que se inicia nas células ósseas. Ocorre mais em pessoas com idades entre 10 a 30 anos, e depois aos 70 anos, e se desenvolvem com mais frequência nos ossos dos braços, pernas e pelve”, conta o Dr. Eugênio.

O tratamento para o câncer ósseo varia conforme o tipo de tumor, se é benigno ou maligno, e o estado geral de saúde do paciente. É possível tratar um câncer nos ossos de maneira local com abordagem cirúrgica e com técnicas especializadas para a substituição ou reconstrução deste segmento ósseo acometido. 

O Dr. Eugênio aconselha as pessoas evitar o consumo de álcool e tabaco, pois esses hábitos podem enfraquecer o sistema imunológico e aumentar o risco de complicações, lembrando que os exercícios físicos regulares podem ajudar a fortalecer os ossos e os músculos, além de melhorar a saúde geral.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://pousoalegreemfoco.com.br/.