26/07/2024 às 23h28min - Atualizada em 26/07/2024 às 23h28min

Cultura em Foco: Pouso Alegre Celebra Artes e Cultura em Julho e Agosto

Nos meses de julho e agosto, os espaços culturais do município seguem com programação voltada às artes, com mostras de ilustrações, pinturas, além de curso e lançamento de publicaçāo.

Com entrada franca de segunda a sexta, as exposições são um convite ao público para uma pausa no cotidiano para conhecer e valorizar a produção cultural do nosso tempo. Ações de arte e cultura gratuitas ao público também estão sendo acolhidas pelos espaços culturais durante os próximos meses, com oferta de curso e lançamento de publicações sobre a cultura do município.    

Confira a programação:

Exposição “Notaspratonar” - Laura Conti
Visitação: a partir de 29/7
Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes (prédio do antigo Fórum, à Pça Senador José Bento, 2 - Centro): segunda a sexta, das 8h às 18h
Museu Tuany Toledo (prédio da Câmara Municipal, à Av. São Francisco, 320 - Primavera): segunda a sexta, das 12h às 18h.

Notaspranotar é um projeto que acontece há três anos em Pouso Alegre e talvez você já tenha visto por aí uma poesia ilustrada colada pelos muros da cidade. Com direção da artista multidisciplinar Laura Conti, a cada ano o projeto lança 20 ilustrações criadas a partir de poesias autorais de poetas de Minas Gerais. 

E a partir de segunda-feira (29), todo o acervo desses três anos estará em exposição para visitação gratuita em dois pontos: Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes e Museu Histórico Tuany Toledo. O público ainda é convidado para o evento de lançamento na sexta-feira (26) no Teatro Municipal, às 19h, com todas as 60 telas e uma conversa com os ilustradores de cada edição! A entrada é franca.

Em 2024, o Notaspranotar tem realização da Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Exposição: Giro e Movimento - Carlo Silva
Visitação: a partir de 2/8
Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes (prédio do antigo Fórum, à Pça Senador José Bento, 2 - Centro): segunda a sexta, das 8h às 18h

A mostra Giro e Movimento, de Carlo Silva, aberta ao público a partir de 02 de agosto, no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes, define o perfil e a personalidade própria do autor, usando traços arrojados em uma busca pelos melhores conteúdos. 

Carlos Alberto Silva, nascido em Itajubá, teve contato com as tintas cedo, pois seu pai foi pintor na construção civil. Ainda criança, passou a desenvolver seus trabalhos em abstrato com giz de cera, trajetória que o levaria a sua primeira mostra, já adulto, em 2007, passando a compor obras abstratas com tendências geométricas. Realizou outras várias mostras nos estados de São Paulo e Minas Gerais e hoje conta com um acervo próprio e mais de 700 obras já criadas. 

A realização e curadoria da mostra é do artista Carlo Silva.

Curso gratuito básico de Esperanto
Inscrições abertas para novas turmas (até 28/8):http://bit.ly/bazakurso
Aulas no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes (prédio do antigo Fórum, à Pça Senador José Bento, 2 - Centro): às quartas-feiras, das 19h30 às 21h

A Embaixada do Esperanto (Esperanta Ambasadejo) abre inscrições para o curso básico da língua internacional esperanto (presencial), disponibilizando um total de 15 vagas. O curso é gratuito e todo o material didático será fornecido pela Embaixada do Esperanto durante o curso, com previsão de carga horária total de 35 horas e duração de 3 meses.

Esta é uma realização da Embaixada do Esperanto. 

Livreto Tessituras
Pré-inscrição de interesse no livreto impresso:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeR5MbrhR4SojH5YV1a0z99gD1-KiOdhvDnbGPfNxMj6KjE-w/viewform?usp=sharing 
Lançamento e distribuição em agosto, no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes (prédio do antigo Fórum, à Pça Senador José Bento, 2 - Centro)


O projeto Tessituras busca salvaguardar a memória da tecelagem de Pouso Alegre e região e, a partir desse reconhecimento, possibilitar a troca de saberes, a construção, a experimentação e a criação em torno do tecer, resultando em um livreto que considera a tecelagem enquanto patrimônio cultural. É um projeto que valoriza a história da tecelagem local e propõe novos olhares para a técnica.

Com pesquisa e organização de Sabrina Morais e Nícolas Camargo, o livreto será lançado em agosto no Centro Cultural e distribuído gratuitamente aos pré-inscritos que manifestaram interesse por meio do formulário online. O projeto ainda prevê posterior distribuição de exemplares para instituições que tenham interesse em inserir o conteúdo em seus acervos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://pousoalegreemfoco.com.br/.