29/08/2024 às 14h02min - Atualizada em 29/08/2024 às 14h02min
Pediatria do Hospital das Clínicas Samuel Libânio: Um Pilar de Excelência e Humanização no Atendimento Infantil
O trabalho desenvolvido pelo setor de Pediatria do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) é um dos grandes pilares da instituição. O local reconhecido como um dos mais fundamentais para o tratamento de saúde das crianças de Pouso Alegre e região conta com os mais prestigiados médicos do Sul de Minas. “O nosso atendimento é de 0 até 12 anos, 11 meses e 29 dias. Então, a partir de 13 anos, já passam a ser pacientes de Clínica Médica. Entre pacientes internados e do SUS, incluindo nascimentos, crianças que já estão internadas e que procuram atendimento, atendemos cerca de 50 pacientes diariamente”, conta Dr. Daniel. Daniel Moreira Favilla, coordenador do serviço de Pediatria, que abrange o Pronto-socorro, as UTI’s, a Enfermaria e o Berçário do HCSL.
O médico trabalha ao lado de outros 35 médicos para levar o melhor atendimento para as crianças de Pouso Alegre e região 24 horas por dia. Dr. Daniel é egresso da turma 33 do curso de Medicina da Univás. “Com muito orgulho sou formado aqui na Univás. Fiz minha residência no Hospital Samuel Libânio e, em 2019, assumi a coordenação do serviço de Pediatria do HCSL. “Eu me sinto realizado. É muito gratificante trabalhar onde temos a chance de crescer profissionalmente e trabalhar pela saúde das pessoas. Quando buscamos uma especialização, nosso foco é melhorar nosso conhecimento para atender cada vez melhor os pacientes. Nosso hospital dá esse subsídio para que tenhamos todo um aparato tecnológico, humano e estrutural para fornecer atendimento de qualidade para as crianças que precisam do nosso serviço de saúde”, afirma o pediatra.
O trabalho do setor de Pediatria também é reconhecido pelo tratamento humanizado que integra os familiares das crianças internadas com as equipes de enfermagem, terapeutas ocupacionais, pediatras, fisioterapeutas, psicólogos e demais funcionários do HCSL.
Os serviços abrangem a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIM), UTI Neonatal (com 10 leitos), a Pediatria, UTI pediátrica (com 10 leitos), isso sem falar na portaria particular, onde o paciente conveniado busca atendimento. O atendimento da Pediatria de convênio e particular atende outros 50 pacientes diariamente no HCSL.
O serviço de Pediatria conta com ambulatórios de atendimento, para pacientes pós-internados, de especialidades, de cardiologia pediátrica, de pneumologia pediátrica, de cirurgia pediátrica, além das subespecialidades para interconsultas de pacientes pediátricos como a de Cardiologia, Endocrinologia, Pneumologia, Cirurgia pediátrica, Otorrinolaringologia e Oncopediatria.
Histórico
Entre os fatos mais marcantes da Pediatria do HCSL está a inauguração do Complexo Pediátrico em dezembro de 2014, que passou a contar desde então com toda infraestrutura adequada e ampliada, dobrando sua capacidade, passando de 10 para 20 leitos de atendimento exclusivo para crianças e adolescentes. O local conta ainda com dois amplos andares e atende as exigências técnicas para que o serviço seja prestado, além de agregar uma equipe de multiprofissionais para atenderem as necessidades das crianças. O novo Complexo Pediátrico homenageou o pediatra Fábio Magalhães e a UTI Neonatal que leva o nome do pediatra Hélcio Luís dos Reis.
O cuidado com a saúde das crianças é tão importante no HCSL, que a primeira etapa do Pronto-Socorro recebeu o nome do saudoso pediatra Francisco Bernardes Costa, que serviu com muita alegria todas as crianças que passaram pelo Hospital Samuel Libânio.
Em novembro de 2022, foi também inaugurada a Unidade de Urgência e Emergência Pediátrica do HCSL, que leva o nome do saudoso Dr. Eduardo Ribeiro de Magalhães, médico pediatra que foi presença marcante na área de Urgência e Emergência Pediátrica.