04/09/2024 às 13h57min - Atualizada em 04/09/2024 às 13h57min

Primeiro Pedágio Free Flow de Minas Gerais Registra Baixa Inadimplência em 90 Dias

O primeiro pórtico de pedágio sem cancela (free flow) de Minas Gerais, localizado na MG-459 entre Monte Sião e Ouro Fino, alcançou uma taxa de inadimplência de apenas 4,7% em seus primeiros 90 dias de operação. Este índice é o menor entre as rodovias concessionadas no Brasil que utilizam essa tecnologia, evidenciando a rápida adaptação dos motoristas ao novo sistema.
O modelo de cobrança em livre passagem, que elimina a necessidade de paradas para pagamento de tarifas, tem proporcionado maior segurança, fluidez e agilidade ao tráfego. Segundo Pedro Bruno, secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), a diversidade de métodos de pagamento tem sido fundamental para o sucesso do sistema. “Estamos testemunhando um avanço na eficiência da cobrança de pedágio. O sucesso desta ação é um reflexo do nosso compromisso com a inovação e com a satisfação dos usuários", afirmou.
De acordo com a concessionária EPR Sul de Minas, 173 mil veículos passaram pelo pórtico em Monte Sião no km 12,7 da rodovia durante esse período. Destes, cerca de 50% dos motoristas optaram pelo pagamento via tag eletrônica, que além de ser prático, oferece descontos progressivos aos usuários frequentes, podendo gerar uma economia de até 72% no 30º dia de uso contínuo.
Outros 38% dos motoristas utilizaram o aplicativo “EPR Pedágio Sem Cancela”, que já foi baixado mais de 12 mil vezes e está disponível para Android e iOS. Para aqueles menos familiarizados com a tecnologia, a concessionária disponibilizou 30 pontos de pagamento em estabelecimentos comerciais locais e em outras praças físicas ao longo do trecho.
Para dúvidas e suporte, os usuários podem entrar em contato com a EPR Sul de Minas pelo telefone 0800 290-0459, disponível 24 horas por dia.
Penalidade e Novas Regras
Atualmente, a não quitação do débito em até 15 dias após a passagem pelo free flow é considerada evasão de pedágio, uma infração de trânsito que acarreta multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. No entanto, o Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), estuda aumentar o prazo para pagamento de 15 para 30 dias, o que, segundo José Barreto, subsecretário de Regulação de Transportes da Seinfra, pode reduzir ainda mais a inadimplência.
"Mais de 30% dos usuários que não realizaram o pagamento dentro dos 15 dias, quitaram seu débito entre o 16º e o 30º dia. Isso reforça a importância da alteração da regulamentação pela Senatran", destacou Barreto. A nova regulamentação ainda está em fase de preparação.
Parte superior do formulário

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://pousoalegreemfoco.com.br/.